Oficina sobre métodos, técnicas e ferramentas de pesquisa e de apoio ao desenvolvimento tecnológico

Foto: Camila Farias (COTEA/IBICT)

O Grupo de Pesquisa em Informação para Inovação, Sustentabilidade e Monitoramento (INSUMO), vinculado ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), promoveu, no dia 23/08, uma oficina sobre métodos, técnicas e ferramentas de pesquisa e de apoio ao desenvolvimento tecnológico. O objetivo da oficina foi discutir sobre as dimensões que caracterizam a determinação de problemas de pesquisa e a produção de conhecimento científico no âmbito da Ciência da Informação, bem como os elementos constituintes dos projetos de pesquisa, normas e padrões gerais adotados em pesquisas.

A oficina foi conduzida por Michelli Pereira da Costa, doutora e mestre em Ciência da Informação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB), e Fernando César Lima Leite, doutor e mestre em Ciência da Informação e bacharel em Biblioteconomia pela UnB. Durante a palestra, Michelli e Fernando César explicaram sobre metodologia, planejamento e técnicas de pesquisa. Além disso, os palestrantes destacaram a centralidade do IBICT enquanto instituto de pesquisa e a construção histórica do conhecimento científico.

Conforme Tiago Braga, um dos líderes do INSUMO, o grupo conta com dois tipos de atividades: as teóricas e as oficinas. “Nossa expectativa é que, a partir desses dois tipos de atividades, seja cada vez mais aprofundada a forma de fazer pesquisa no nosso grupo e no IBICT”, explica Tiago.

Sobre o INSUMO: o INSUMO é um grupo de pesquisa vinculado ao IBICT cadastrado no Diretório de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e voltado para o estudo das interfaces entre Informação, Inovação, Sustentabilidade, Ciência de Dados e Sociedade. Participam do grupo pesquisadores vinculados à Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA) e a instituições de ensino e pesquisa do país.

Como resultados das pesquisas do grupo INSUMO, são oferecidos subsídios para a construção de políticas públicas que se baseiem em informações qualificadas. O grupo também possui presença internacional por meio da participação em eventos e redes de informação.

Conheça a página do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4219824800595795.

Patrícia Osandón (COTEA/IBICT)
Camila Farias (COTEA/IBICT)

Fonte: IBICT: http://www.ibict.br/sala-de-imprensa/noticias/item/610-grupo-insumo-realiza-oficina-sobre-metodos-tecnicas-e-ferramentas-de-pesquisa-e-de-apoio-ao-desenvolvimento-tecnologico